Sintra | Grave foco de gripe das aves detetado em Assafora

Galinhas

Sintra | Grave foco de gripe das aves detetado na Assafora

 

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAL) tomou hoje publico que no dia 3 de janeiro de 2025 foi confirmado um foco de gripe aviária de alta patogenicidade “num estabelecimento avícola comercial de produção de ovos localizado em Assafora, freguesia de São João das Lampas e Terrugem, concelho de Sintra”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, o vírus H5N1 foi detetado num bando de 55.427 aves de capoeira, tendo causando a morte de 279 aves.

Na sequência da deteção deste foco, a DGAL refere as medidas de controlo e erradicação do foco foram de imediato implementadas, tendo sido definidas zonas de restrição sanitária “de acordo com o disposto na legislação em vigor”, ou seja, foram definidas, uma zona de proteção e uma zona de vigilância, “abrangendo, respetivamente, raios de 3 e 10 km centrados no estabelecimento afetado”.

As medidas para a erradicação do foco incluem ainda a inspeção ao local onde a doença foi detetada, a eliminação dos animais afetados, a limpeza e desinfeção das instalações, a restrição da movimentação e a vigilância das explorações com aves situadas nas zonas de restrição, num raio de até 10 km em redor do foco.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário